segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Valores (4º capítulo)

Neste capítulo Papert chama a atenção para a forma como "os valores devem ser ensinados pela escola ou pelos pais", tendo como base a honestidade e o respeito pelo raciocínio da criança. Penso que uma relação familiar sustentada por estes princípios, está muito mais fortalecida e menos propícia a influências externas, visto existir diálogo e partilha de conhecimentos solidificando assim os laços de confiança e permitindo uma constante orientação. O autor defende que a aprendizagem é adaptativa pois é orientada pela acção, e o feedback é obtido a partir da reacção e da orientação provenientes da própria realidade. Concordo quando remete para o construcionismo...é no contexto da experiência prática, que a criança consegue ajustar as suas aprendizagens à realidade que vivência, conferindo-lhes o seu próprio juizo de valor. Papert acredita que os adultos devem fomentar a aprendizagem da criança, enriquecendo o seu meio envolvente e disponibilizando um tipo novo de materiais,que incentive à criação e elaboração de actividades contribuindo para um desenvolvimento mais harmonioso.
A internet quando utilizada neste contexto, possibilita à criança o prazer da descoberta estimulando o seu raciocínio na resolução de problemas práticos.
No entanto, independentemente da formação ou dos valores que uma família construa, o materialismo estará sempre presente no desenvolvimento das tecnologias. Numa sociedade em que o tempo é dinheiro, a evolução tecnológica aponta para uma vida cheia de facilidades.A competição tanto nas escolas como nas empresas estará sempre presente. A aquisição de novos programas, de novos jogos, de novos softwares contribuirão para aumentar o rendimento das empresas com o mínimo esforço despendido.

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