A fim de construirmos a grelha de análise e avaliação do youtube, Flick e do Slide Shire, distribuímos tarefas pelos elementos do grupo, com vista a obtermos conteúdos que nos permitam fazer a identificação, a apreciação global e o potencial pedagógico destas três tecnologias. Debrucei-me sobre o youtube, e pude constactar que ao nível da educação esta tecnologia tem potencialidades que valem a pena explorar.
As possibilidades do uso do youtube na educação vão ao encontro da teoria de Jean Piaget: “a inteligência é um mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e, como tal, implica a construção de contínuas e novas estruturas. Desta forma, os indivíduos se desenvolvem a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os cercam”.
Sabemos que os vídeos há muito tempo que vêm a ser utilizados pelo professor para proporcionar variedade de recurso pedagógico e tecnológico, e com o objectivo de que o aluno construa conhecimento.
As possibilidades da Internet hoje são tantas que um único trabalho pode englobar vários conceitos importantes para a educação. Um grande número de videotecas virtuais abre um mundo de imagens animadas para nossa curiosidade e, principalmente, para a educação, tendo tudo a ver com a cultura contemporânea. Qualquer pessoa pode assistir a um vídeo no YouTube( pois são gratuitos) e ver relatos de eventos actuais, localizar vídeos sobre seus passatempos predilectos e assuntos de interesse. Esta tecnologia é sem dúvida uma mais valia em qualquer processo que implique ensino-aprendizagem, pois através dos videos há mais possibilidade de captar e reter a informação (através da audição e visão), e é uma tática eficaz no combate ao desinteresse e à falta de motivação. Assim, a prendizagem é efectuda espontâneamente e perdura muito além do espaço físico das escolas, para se prolongar por toda uma vida.
As possibilidades do uso do youtube na educação vão ao encontro da teoria de Jean Piaget: “a inteligência é um mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e, como tal, implica a construção de contínuas e novas estruturas. Desta forma, os indivíduos se desenvolvem a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os cercam”.
Sabemos que os vídeos há muito tempo que vêm a ser utilizados pelo professor para proporcionar variedade de recurso pedagógico e tecnológico, e com o objectivo de que o aluno construa conhecimento.
As possibilidades da Internet hoje são tantas que um único trabalho pode englobar vários conceitos importantes para a educação. Um grande número de videotecas virtuais abre um mundo de imagens animadas para nossa curiosidade e, principalmente, para a educação, tendo tudo a ver com a cultura contemporânea. Qualquer pessoa pode assistir a um vídeo no YouTube( pois são gratuitos) e ver relatos de eventos actuais, localizar vídeos sobre seus passatempos predilectos e assuntos de interesse. Esta tecnologia é sem dúvida uma mais valia em qualquer processo que implique ensino-aprendizagem, pois através dos videos há mais possibilidade de captar e reter a informação (através da audição e visão), e é uma tática eficaz no combate ao desinteresse e à falta de motivação. Assim, a prendizagem é efectuda espontâneamente e perdura muito além do espaço físico das escolas, para se prolongar por toda uma vida.
Sem comentários:
Enviar um comentário