segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

7º Capítulo - "A Escola"

Neste capítulo Papert aborda o modo como certos pais que utilizam o computador em casa para desenvolver a "Cultura da Aprendizagem", não tem a mesma preocupação em participar no seu desenvolvimento na escola, intervindo para que esta seja melhor.
Apela a sua participação activa, defendendo que a forma como os computadores são usados ou não usados para melhorar a educação, podem ter importantes consequências no futuro e no próprio mundo, em cada um de nós
ou até na nossa família.
É evidente que a maneira como aprendemos a trabalhar com o computador e a utilização que lhe damos vão influenciar o nosso futuro e a integração na sociedade. A maioria dos pais têm tendência a ser comodista e aceitar sem questionar as imposições e os processos utilizados nas escolas, mesmo não concordando muitas vezes com a prática desenvolvida.
A sociedade portuguesa vive muito na base do "deixa andar"... tem por natureza tendência a ser comodista, tendo medo de arriscar e optando na maioria das vezes pelo que considera mais seguro.
Creio que, numa sociedade em que o índice de desenvolvimento seja superior ao da nossa, as perspectivas de mudança nas escolas tenderão a ser maiores. É sem dúvida uma questão de mentalidades que impulsiona o país e o mantém estagnado!

Sem comentários: