segunda-feira, 24 de setembro de 2007

"A família em rede"


Um livro de leitura obrigatória nesta Unidade Curricular é "A família em rede" de Seymour papert. Após a leitura do 1º capítulo, é possível justificar o seu título, mediante a postura do autor face às aprendizagens das crianças.

Papert é adepto que para uma melhor apropriação do conhecimento, este deve efectuar-se em contexto natural, ou seja, desde a infância e em ambiente familiar, pois psicológicamente a criança está mais disponível para aprender, assimilando com mais rapidez do que numa sala de aula. Papert baseia-se na teoria da aprendizagem construída por Piaget, como constatei na Unidade Curricular de Psicologia das aprendizagens. É através de diferentes estádios de desenvolvimento que piaget explica todo este processo, e a quantidade infinita de informações que a criança consegue reter.
Relativamente ao uso das tecnologias e aos computadores em particular, não tenho dúvida que a sua utilização, facilitam imenso nas pesquisas, nas leituras, no raciocínio lógico, nas interligações que se estabelecem, promovendo um entusiasmo e um interesse em querer perceber cada vez mais, o que nem sempre acontece na escola. A perspectiva educativa de papert, vai ao encontro de pensadores que integraram o movimento da Escola Nova, que tinha em vista os interesses e as necessidades das crianças em detrimento do professor.
Estou de acordo com o autor, quando sugere o acompanhamento por parte dos pais no domínio do computador, pois desta forma a aprendizagem é orientada sem contudo ser imposta, e as crianças estão mais protegidas em relação aos excessos que pode

rão surgir.

Sem comentários: